Textos

 É CORRETO PREGAR EM PRAÇA PÚBLICA?

A nossa regra de fé é a Bíblia, precisamos examiná-la para nunca cometermos erros doutrinários. Há crentes que seguem dogmas de suas denominações sem conferir se o que estão seguindo está dentro dos padrões bíblicos. Jesus disse: “... Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mt 22.29b) e ainda disse mais em João 5.39: “Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. A igreja não pode proibir aquilo que a Bíblia não proíbe e quando há regras e dogmas fora do que a Palavra de Deus ordena é doutrinas de homens! Jesus censurando os fariseus disse com autoridade: E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. (Mt 15.6-9). Qual foi a ordem expressa do Senhor Jesus? Em Marcos 16.15 nos diz: “... Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Jesus não disse aqui Ide a todo templo, ide somente dentro das igrejas, mas “IDE A TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA”. Cristo jamais proibiu a pregação em público, a sua ordem é ir e pregar o evangelho a todas as pessoas. É muito cômodo pregar o evangelho somente dentro dos templos, é covardia também, Jesus disse: “IDE, IDE, IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA”.  Há muitos crentes que não pregam o evangelho em público porque os tais tem vergonha da Palavra de Deus para estes, Jesus diz: “Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos” (Mc 8.38). O apóstolo Paulo disse com convicção: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...” (Rm 1.16). O evangelho de Jesus Cristo é para ser pregado em todos os lugares, não há restrições, não há impedimento algum, pois Paulo nos diz: “Que pregues a Palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda longanimidade e doutrina” (II Tm 4.2). Vejamos o que Jesus e os apóstolos faziam:

Jesus pregava e ensinava nas sinagogas (Mt 4.23; 9.35)

Jesus pregava nas casas (Mt 9.9-13)

Jesus pregava e ensinava nos montes (Mt 5.1-48; 6.1-34; 7.1-29; 8.1)

Jesus ensinava dentro de um barco (Lc 5.1-3)

Jesus pregava na beira do mar (Mt 4.18-20; Mc 1.14-20)

O apóstolo Paulo pregava o evangelho em praça pública (At 17.17), orava na praia (At 21.5).

Em nenhum lugar nas Escrituras vamos encontrar proibição de pregar o evangelho em público, antes vamos ver Jesus e os apóstolos pregando o evangelho em todos os lugares. Devemos ler o livro de Atos inteiro e teremos a conclusão que os cristãos da igreja primitiva pregavam o evangelho por todas as partes a onde passava! (At 8. 4). Há aqueles que interpretam os textos da Palavra de Deus erroneamente e combatem cegamente a pregação em público, veremos a onde se baseiam: Em Mateus 6.5-6 nos diz: Quando orarem, não sejam como os hipócritas, que oram publicamente nas esquinas das ruas e nas sinagogas, para todo o mundo ver. Verdadeiramente, essa é toda a recompensa que eles receberão. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta atrás de você, e ore ao seu Pai que está em secreto; e seu Pai, que conhece os seus segredos, recompensará você. (Bíblia Viva). Aqui Jesus não estava se referindo a pregação e nem proibindo do evangelho ser pregado em público! Jesus estava ensinando que devemos orar sem exibicionismo, pois assim faziam os fariseus. E como nos diz o Comentário Bíblico Popular: Se usássemos essa passagem para proibir a oração pública, estaríamos indo longe demais. A igreja primitiva se reunia para a oração coletiva (At 2.42; 12.12; 13.3; 14.23; 20.36). O ponto principal não é onde oramos. A ênfase aqui está em por que oramos, para sermos vistos pelas pessoas ou para sermos ouvidos por Deus. Eu tenho visto muitas pessoas despreparadas pregando o evangelho nas praças públicas, os tais não tem conhecimento se quer do que estão falando! Nas praças ou em outros lugares públicos não é correto pregar as doutrinas da igreja e nem mesmo pedir ofertas, mas sim PREGAR O EVANGELHO! As pessoas incrédulas se não compreendem o Evangelho como compreenderão a sã doutrina da Palavra de Deus? A Sã doutrina deve ser ensinada na igreja para os crentes em Jesus, mas nas praças ou em outros lugares públicos devemos pregar somente o EVANGELHO DE JESUS CRISTO! Na Praça da Sé em São Paulo têm de tudo, muitos pregadores neófitos chegam até xingar os outros que ali passam, ofendem a religião alheia e escandalizam a Palavra de Deus, mas mesmo assim eles estão pregando o evangelho! Paulo nos diz: Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente. Uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do Evangelho. Mas outros, na verdade, anunciam a Cristo, por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição ás minhas prisões. Mas que importa? Contando que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. (Fl 1. 15-18). Firmado na Rocha que é Cristo vamos pregar o EVANGELHO A TODA CRIATURA e veremos milhares de almas ganhas para o reino de Deus!

Deus vos abençoe!

Autor Pr Marcelo Gonçalves

 
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 03/09/2012
Alterado em 04/09/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários