Textos

VENTO – UM DOS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
 


Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!  (Ct 4.16)
 


O QUE SIGNIFICA O VENTO?
R.  Ar em movimento, que se desloca de uma zona de altas pressões para uma zona de baixas pressões, ar mecanicamente agitado, atmosfera, ar.
 
Há vários símbolos do Espírito Santo nas Escrituras, porém, vamos examinar sobre o vento aqui agora.
 
Jesus assoprou, ou seja, fez vento, sobre os seus discípulos para que eles recebessem o Espírito Santo. (Jo 20.22)
 
“E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”
 

No dia do pentecostes também veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso e encheu toda casa e ali eles foram cheios do Espírito Santo.
 
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

(At 2.1-4)
 

O vento refresca, o vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).
 


Vejamos alguns benefícios do vento na Bíblia
 
1)- O VENTO AQUIETOU AS ÁGUAS

E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas (Gn 8.1)
 

 
2)- COM UM FORTE VENTO DEUS ABRIU O MAR

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. (Êx 14.21)
 
 
3)- O VENTO DO SENHOR TROUXE CORDONIZES
 
Então soprou um vento do Senhor e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra. (Nm 11.31)
 
 
Fez soprar o vento do oriente nos céus, e o trouxe do sul com a sua força. (Sl 78.26)

 
 
O VENTO E OS ANJOS ESTÃO ENVOLVIDOS
 
“Faz dos ventos seus mensageiros, os seus ministros um fogo abrasador” (Sl 104.4)


“E, quantos aos anjos, diz: O que de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo.” (Hb 1.7)
 


É DEUS QUEM ASSOPRA O VENTO
 
Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas. (Sl 147.18)
 
 
Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? (Pv 30.4)
 
 
Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento. Fazendo ele ouvir a sua voz, grande estrondo de águas há nos céus, e faz subir os vapores desde o fim da terra; faz os relâmpagos com a chuva, e tira o vento dos seus tesouros,    (Jr 51.15-16)
 

MAS O MESMO DEUS QUE MANDA O VENTO AQUIETAR A TEMPESTADE É O MESMO QUE LHE ORDENA PARA CRIAR UMA TEMPESTADE.
 
Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. (Jn 1.4)
 

Que o vento do Senhor que é o símbolo do Espírito Santo invada a tua alma e todo o teu ser. Que este vento leve toda poeira que está sobre a sua vida.
 
Deixe Jesus assoprar este vento glorioso sobre o seu ser e tudo mudará!
 

Autor Pr Marcelo Gonçalves

 


Este estudo da Palavra de Deus foi ministrado no Domingo, dia 02 de Fevereiro de 2014 em nossa Igreja Pentecostal Deus é Luz no culto da grande Campanha das três sementes intitulada “Movimenta a minha vida Senhor no ano de 2014”.

Foi uma Bênção do Senhor, Deus falou conosco grandemente!
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 03/02/2014
Alterado em 03/02/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários