Textos

SOBRE ORAR NOS MONTES
“Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.20-24)
 
Quem lê as Escrituras verá que os profetas e o próprio Jesus oravam nos montes, mas os tempos eram outros! E eles tinham objetivos concretos, não havia outros lugares para a oração como em nossos dias que tem igrejas em todos os lugares! O problema maior em nossos dias é a idolatria em orar nos montes, eu já ouvi diversas vezes as pessoas falarem: Para orar nos montes precisa estar preparado, precisa estar com a vida no altar de Deus! E agora eu pergunto: E para entrar na igreja é de qualquer maneira? Porque os montes são mais sagrados do que a casa de Deus? Isto são crendices e superstições evangélicas! O cristão precisa estar preparado não para subir nos montes, mas para subir na vinda do Senhor Jesus! Nos versículos citados acima, o Senhor Jesus já esclarece de antemão que não existe lugar para adorar a Deus, você pode orar na beira de sua cama e Deus te ouvirá, você pode orar nas ruas, nos ônibus ou em qualquer lugar, o Senhor te ouvirá certamente! Jesus já descartou que a adoração só deve ser no monte, mas afirmou que Deus se agrada de adoradores que o adoram em espírito e em verdade. Talvez vocês me perguntem: É pecado orar nos montes? Não, mas não é aconselhável! Eu mesmo orei muitas vezes no monte quando era bem novo no evangelho, mas quando lá chegava eu dobrava os meus joelhos até as 5 horas da manhã. Ao passar os anos eu fui aprendendo que Deus não quer sacrifícios, mas a obediência! (I Sm 15.22; Os 6.6; Mq 6.8; Mt 9.13), nada adianta orar nos montes e deixar os cultos de oração e doutrina da igreja! São muitos que oram de Domingo á sábado nos montes e nem aparecem na igreja, deixam as suas responsabilidades e até perdem o emprego por não vigiarem e obedecerem aos seus pastores. Jamais Deus aceita estes sacrifícios, o que Ele quer é a OBEDIÊNCIA! Não vemos mandamento algum nas epístolas paulinas e nas epístolas gerais para orar nos montes, antes viver em oração em qualquer lugar. (Ef 6.18; Cl 4.2; I Ts 5.17; I Tm 2.8; I Pd 4.7). Em nossos dias não aconselho ninguém a orar nos montes, não tem necessidade, quer buscar o Senhor, busque na igreja ou em sua casa. Hoje em dia está muito perigoso orar nos montes, eu já soube de casos de mortes, estupros, adultérios, fornicação entre jovens e até acidentes horríveis que acontecem nos montes. E a Palavra de Deus nos aconselha: “Afastem-se de toda forma de mal” (I Ts 5.22). As crendices e as superstições dos montes são imensas como: Ver anjos, levar água para ser ungida, queimar pedidos de oração, enterrar latas de azeite e buscar após sete dias, ficar olhando nos matos e galhos de árvores para ver fogo e muitos levam folhas e galhos para suas casas e tantas outras bobagens criadas pelos próprios evangélicos! Todas estas coisas estão fora dos conceitos bíblicos, estão longe da verdadeira adoração a Deus. Quantos escândalos eu já soube deste assunto de orar nos montes, quantos prejuízos a santa causa do Evangelho! Quem quer adorar a Deus adore em sua igreja, adore a onde você está não tem precisão de subir nos montes para falar com Deus sabendo que Deus está bem perto de cada um de nós! Eu aconselho a todos que orem em suas casas ou mesmo passe em vigílias em suas igrejas e vocês estarão livres de grandes perigos tanto físicos como espirituais!
 
Autor Pr MARCELO GONÇALVES
 
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 22/10/2011
Alterado em 27/10/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários