Textos


“CONFORTO DE DEUS EM MOMENTOS SOMBRIOS”
 
“Disse o Senhor: De certo que te fortalecerei para bem, e, no tempo da calamidade e no tempo da angustia, farei que o inimigo te dirija súplicas”. (Jr 15.11)
 
O profeta Jeremias estava sofrendo ao ver o povo de Deus pronto para receber os piores castigos divinos. Deus se queixou: “Tu me deixastes, diz o Senhor, voltaste para trás...” (Jr 15.6a), é lamentável a situação! Deus é Santo, Justo e amoroso, mas se ira todos os dias (Sl 7.11), o culpado não tem por inocente (Na 1.3). Jeremias padecia demais quando contemplava o pecado do povo do Senhor e da sua terrível rebeldia, ele bem sabia que sobre os tais cairia à ira de Deus! O povo de Deus teimava em desobedecer aos santos mandamentos do Senhor, teimava em adorar outros deuses que certamente provocou a ira de Deus, agora eles iriam receber o castigo merecido. Desde o início Deus usando o profeta Jeremias os avisou dizendo: “... Sabe, pois, e vê, que mau e quão amargo é deixares ao Senhor teu Deus, e não teres o meu temor contigo, diz o Senhor Jeová dos Exércitos” (Jr 2.19). Deixar a Deus é loucura, Ele é a nossa vida! Jamais alguém será feliz longe do nosso Querido Deus, jamais a família será feliz e conservada longe do Senhor. Mas nestes momentos difíceis para Jeremias vem a Palavra do Senhor: “De certo que te FORTALECEREI PARA BEM”. Quando tudo parecia sombrio, quando o seu coração estava dilacerado, quando a tristeza lhe dominava, chega o Senhor CONFORTANDO seu servo, Aleluia ó Grande Deus! Deus nunca nos deixa desamparado, lembro-me do Salmista quando disse: “Deus é o nosso refugio e fortaleza, SOCORRO BEM PRESENTE NA ANGUSTIA” (Sl 46.1), é nestes momentos tenebrosos que Ele sempre vem nos acudir! O Senhor fala com Jeremias que o fortalecerá não para o seu mau, mas para o seu próprio BEM. Deus promete fazer bem para o seu povo, vejamos: (Gn 32.12; 50.20; Nm 10.29; Dt 4.40; Jó 36.11; Sl 13.6; 16.2; 27.13; 85.12; 106.4-5; 116.7; 119.17; 142.7). Deus é o nosso BEM, Ele enviou o Senhor Jesus Cristo para nos salvar da perdição eterna, foi o maior presente dado à humanidade! Deus nos fortalece para bem e qual será seu objetivo? O Senhor sabe trabalhar em nossas vidas, o seu objetivo é glorioso! Veja o que Ele nos diz: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor: pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jr 29.11). Na Bíblia Viva lemos melhor ainda: Porque sou eu que conheço os meus planos sobre vocês, diz o Senhor, planos de bem, não são planos de sofrimento. Eu lhes darei aquilo que mais desejam: um futuro de paz em sua própria terra. Como Deus fortaleceu a Jeremias para bem, Ele fortalece a todos aqueles que agora leem esta mensagem! É interessante que Deus fala em dois tempos, o primeiro NO TEMPO DA CALAMIDADE, o segundo é NO TEMPO DA ANGUSTIA!
 

1º)- NO TEMPO DA CALAMIDADE
 
No dicionário Aurélio a palavra CALAMIDADE significa:
desgraça pública, catástrofe, infelicidade, infortúnio, flagelo, desastre, fome e guerra.
Este tempo estavam prestes a vir, muitas lágrimas Jeremias derramou! Quando chega a calamidade os que se dizem (amigos) se afastam, os parentes se colocam em distância. Aqueles que viviam debaixo do nosso teto viram as costas para nós, eles não querem nem se lembrar dos bons tempos que passávamos juntos! Na calamidade conhecemos os verdadeiros amigos, nestes momentos tristes da vida é poucos que se lembram de nós. O Salmista Davi quando estava em calamidade disse: Do alto Ele estendeu a mão e me amparou; salvou-me de águas profundas. Livrou-me de inimigos poderosos, daqueles que me odiavam, e que eram muito mais fortes que eu. Eles caíram sobre mim no dia da minha calamidade, mas o Senhor foi o meu amparo. (II Sm 22.17-19; Sl 18.16-18. Bíblia Viva). Na calamidade da vida só Deus pode nos auxiliar, não adianta corrermos de um lado para o outro pedindo socorro, agora é Deus e nós! Quando Davi fugia do seu terrível inimigo Saul, orou tão cheio de fervor, meditemos em suas palavras: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades” (Sl 57.1). É nesta sombra que encontramos segurança nos tempos calamitosos, foi nesta sombra que Jeremias achou abrigo. Ai daquele que buscar abrigo em outros deuses, em religiões falsas, em rituais malignos, perecerão sem dúvida alguma! As calamidades da vida podem ser uma doença inesperada, uma traição conjugal, a morte de um ente querido, a falência dos bens terrenos, etc. É neste momento sombrio que Deus nos conforta para bem, é neste momento que necessitamos da sua ajuda. Não se entristeça quando você vê pessoas rindo ou zombando da sua calamidade, eles receberão o castigo (Pv 17.5). Deus é contigo nos tempos da calamidade!


 2º)- NO TEMPO DA ANGUSTIA
 
Deus avisa os seus servos o que vai acontecer (Gn 18.17-20; Sl 25.14; Pv 3.32b; Am 3.7), seja bom ou mal! O Senhor já estava avisando Jeremias sobre o tempo da angustia. Ninguém passa na vida sem experimentar este fel, mas também ninguém permanece nele! Quantos de nós já passamos e vamos passar por momentos de angustia devido os problemas que nos desafiam a cada dia! Quantos de nós já choramos por se sentir angustiado! Nesta vida ninguém é melhor que os outros, mas temos um Deus que nos socorre nestas horas. O Senhor nos promete dizendo: “E invoca-me no dia da angustia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Sl 50.15), não estamos sozinhos, Ele está conosco, Aleluia Jesus! Eu amo ler o que Isaías falou: “Porque foste à fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado na sua angustia; refugio contra a tempestade, e sombra contra o calor...” (Is 25.4a), na angustia temos amparo em Deus! Mesmo nestes dois tempos da nossa vida, Deus fará que os nossos inimigos nos peçam orações ou ouviremos: Por favor, me ajude! Creia somente e verás o nosso Deus agindo em nosso favor!
 

Autor Pr Marcelo Gonçalves

Deus me deu esta palavra foi no dia 20/06/2013, mas estou escrevendo no dia 21/06/2013.
Terminei ás 05h42min. 
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 21/06/2013
Alterado em 21/06/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários