Textos


 “CUIDADO COM MEXERICOS”
 

“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo...” (Lv 19.16a).
 

No dicionário a palavra “mexerico” significa: Ação ou efeito de mexericar. Comentário que provoca intriga; fofoca. Nas definições da web diz: A fofoca consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, especulando em relação à vida alheia.
         
O mexerico é condenado por Deus porque traz contendas, inimizades, destruição, ofensa e grandes prejuízos! A onde há mexericos tem maldades e toda sorte de obras malignas. A onde há mexerico não existem paz e nem amor. A onde tem mexericos os anjos de Deus se afastam e os demônios ficam presentes para trazer brigas e discórdias. Quem é amigo de pessoas mexeriqueiras (fofoqueiras) um dia será traído e verá o seu nome também na boca dos outros! O mexerico destrói a reputação alheia, mancha o caráter tanto das vítimas como também do transgressor, vejamos o que nos diz a Palavra de Deus: “O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto” (Pv 11.13)
 
“As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre” (Pv 18.8).
 
“Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultosII Co 12.20)
                          
O apóstolo Paulo nos exorta dizendo: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (I Co 15.33). Todo mexeriqueiro deveria ler o livro de Provérbios e Tiago 3, ou se converte ou entorta duma vez! O mexerico na igreja é uma devastação, arruma inimizades, destrói grupos de louvor, arruína a vida alheia e faz as pessoas inocentes saírem da igreja.  Em I Coríntios 6.10 nos afirma que os maldizentes não herdarão o reino de Deus: “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os (maldizentes), nem os roubadores herdarão o reino de Deus”.  
O que é ser maldizente? É pessoas linguarudas que fala mal dos outros, pessoas intrigantes que fazem fofocas alheias. Destas pessoas devemos manter a distância, é o que Paulo disse a Timóteo: “Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto” (II Tm 2.16-17). O mexeriqueiro só vive de fofocas, pesquisam a vida alheia para saber alguma notícia para espalhar e o pior que aumenta e inventa! É terrível ter amigos e vizinhos mexeriqueiros, pois vivem olhando a sua vida 24 horas. Todo mexeriqueiro é falso, traidor e mal. Não há como ter confiança nos tais.  Nenhuma igreja está livre de fofocas, pois a igreja é constituída de pessoas humanas sujeitas as falhas das mais terríveis. Por isso devemos vigiar com a língua, ela pode nos trazer grandes sofrimentos. É interessante que os mexeriqueiros não ganham absolutamente nada em ficar falando da vida alheia, é o que o salmista pergunta: “Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora?(Sl 120.3).
Qualquer mexerico é pecado e quem anda com mexeriqueiro é farinha do mesmo saco, não tem diferença alguma! E como devemos nos preceder? A Palavra de Deus nos recomenda: “Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a” (Sl 34.12-14).  Pedro repetiu as mesmas palavras dos salmos, vejamos: “Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a” (I Pd 3.10-11). O mexerico é do diabo e quem anda com fofoca trabalha como operário de satanás. Eu aprendi com a minha saudosa mãe Afra Gonçalves, ela dizia: “Quem traz, leva” ou “Quem fala dos outros, fala de você também”. Quem vive nas casas dos outros se tornam mexeriqueiros profissionais, é chegada a hora de cada um de nós cuidarmos da nossa própria vida e deixar a vida dos outros!  Eu sempre aconselho os irmãos: Quando acabar o culto, vão embora para as suas casas, saiam de perto de rodinhas e panelinhas que existem nas igrejas. A onde tem “panelinhas” tem mexericos dos mais hediondos, a onde tem rodinhas sempre tem fuxicos.

Fujamos destas coisas!
 
Sábado, 19 de abril de 2014.
 
19/04/2014    06h10min.
 
Autor Pr Marcelo Gonçalves
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 19/04/2014
Alterado em 19/04/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários