Textos


O DOM DE EXORTAR

 
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria”
(Rm 12.6-8).
 

O QUE SIGNIFICA EXORTAR?
 
 Exortar significa: Dar estímulos, incentivos; mostrar coragem para; incentivar; Fazer com que alguém pense ou se comporte de determinada maneira; persuadir, aconselhar.
 
“... Ou o que exorta, use esse dom em exortar... (Rm 12.8).
 

Tenho notado que este dom espiritual tem sido mal entendido em nossos meio, muitos dos nossos irmãos pensam que este dom é de “dar o chicote”, ou seja, chamar á atenção e repreender, e isso não é verdade. O dom de exortar dá ânimo aos desanimados, dá vida aos mortos espiritualmente, dá força aos fracos, dá alegria aos tristes. O dom de exortar é pouco comentado em nossas igrejas, e vou dizer mais, e quase ninguém busca. É necessário o dom de exortar em qualquer lugar, pois este dom se manifesta como os outros dependendo como o Espírito Santo quer trabalhar. Este maravilhoso dom é como o sal, não aparece, mas dá sabor. Infelizmente muitos procuram os Dons Espirituais que são notórios, que estremecem o público, mas o dom de exortar é magnífico também, pois se trata de uma dádiva de Deus.
 
“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tg 1.17).
 
É imprescindível o dom de exortar para os obreiros do Senhor, para o Pastor, para os pregadores, enfim, para os membros do Corpo de Cristo! O dom de exortar aquece o culto, levanta os caídos, dá visão aos cegos espiritualmente. É lamentável quando um Pastor ou um obreiro não tem este dom!
 
Vejamos os conselhos bíblicos sobre exortar uns aos outros:
 
“Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis” (1 Ts 5.11).
 
“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hb 3.13).
 
“A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão” (2 Ts 3.12).
 
“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá”
(1 Tm 4.13).
 
“E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta” (1 Tm 6.2).
 
“Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze” (Tt 2.15).
 
“Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade” (2 Pd 1.12).
 
Quem tem o dom de exortar exortará com amor, paciência, mansidão e muita prudência, caso contrário, a pessoa não tem este dom. O dom de exortar não machuca ninguém, antes, ajuda, levanta, anima, orienta, instrui, alegra e traz muitos benefícios ao Corpo de Cristo, que é a igreja.
 
O dom de exortar pode trazer de volta os desviados dos caminhos do Senhor, pode trazer de volta aqueles que saíram da igreja, pode restaurar vidas que estão destruídas.
 
Nesta época de trevas necessitamos deste precioso dom, devemos buscá-lo de todo o nosso coração.
 
“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente” (1 Co 12.31).
 
“Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais...” (1 Co 14.1a).
 
É tempo de buscarmos os preciosos DONS ESPIRITUAIS, é tempo de buscarmos o DOM DE EXORTAR!
 
VAMOS BUSCAR?
 
 
Quinta-feira, 27 de junho de 2019.
 
27/06/2019               18h26min.
 
Autor Pr Marcelo Gonçalves

 
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 27/06/2019
Alterado em 27/06/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários