Textos


OS DONS ESPIRITUAIS SÃO EMPRESTADOS OU DADOS?
 

Eu tenho ouvido em muitas pregações certos irmãos falando: “Os Dons Espirituais não são meus, são emprestados”, dizem que se baseiam em 2 Reis 6.1-7. Mas neste texto não está se referindo aos dons espirituais, nem a nenhum talento!

O que é dom?
O dom é Qualidade inata, natural; aptidão, presente oferecido por alguém; dádiva.

No contexto bíblico neo-testamentário, o termo dons espirituais refere-se a nove dons dados por Deus aos cristãos, por meio do Espírito Santo, para auxílio na propagação do evangelho de Jesus Cristo e edificação da igreja. Os nove dons são listados na Bíblia, na primeira carta do apóstolo Paulo 12 aos cristãos da igreja de Corinto:

Dons que revelam muitas coisas. São eles:

 
  • Palavra da sabedoria
    Palavra da ciência/conhecimento
    Discernimento de espíritos
    Visão
Dons que fazem muitas coisas. São eles:
 

  • Dons de curar
    Operação de maravilhas/milagres
São dons que dizem muitas coisas. São eles:
 
  • Profecia
    Variedade de línguas
    Interpretação de línguas
 
Nem no Velho Testamento e principalmente no Novo Testamento encontramos Deus emprestando suas riquezas espirituais e até mesmo as bênçãos materiais.
Vamos começar pelas palavras do Senhor Jesus:
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”(Lc 11.9-13).
 
O nosso Deus “dá”, não existe empréstimo com Ele, o Senhor Deus nos deu seu Filho Jesus, Ele não emprestou, ELE DEU.
 
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
 
Acerca dos dons espirituais registrados em 1 Co 12.7-10, leiamos:
 
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
 
Observemos que no texto nos afirma a palavra “dada” e não a palavra “emprestada”. Os dons espirituais nos são dados por Deus para edificação da igreja de Cristo e para ganhar almas para Jesus.

Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja” (1 Co 14.12).

Eu sei que muitos irmãos falam assim por simplicidade e humildade, mas mesmo assim estão errados.
Vejamos o que Deus nos dá:
 
“Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado” (Mt 13.11).
 
“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lc 6.38).
 
“...E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá” (Lc 12.48b)
 
“E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28)
 
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14.27)
 
“Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas” (At 17.25).
 
“Visto que Ele não poupou nem o seu próprio Filho, mas entregou por todos nós, será que certamente não nos dará, e de graça, todas as coisas?” (Rm 8.32 Bíblia Viva).
 
“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus”
(1 Co 2.12)
 
“Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?” (Gl 3.5)
 
“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos” (1 Tm 6.17)
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tg 1.5)
 
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3).
 
Estes são alguns versículos que aqui postei que nos comprovam que Deus nos dá as suas bênçãos sejam elas espirituais ou materiais, tudo sai dEle, tudo vem dEle, tudo é pra Ele!
Poderia postar mais versículos da Palavra de Deus para o enriquecimento espiritual dos leitores, mas estes aqui já são suficientes para esclarecer esta dúvida.
Deus nãso trabalha com empréstimos, mas Ele dá seus dons, suas riquezas espirituais para louvor da sua Glória e do seu Santo Nome!
ALELUIA JESUS!
 
AMÉM E AMÉM SENHOR JESUS!
 
Sexta-feira, 15 de maio de 2020.
15-05-2020             02:29.
 
Autor Pr Marcelo Gonçalves

 
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 15/05/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários