Textos


ORVALHO – SÍMBOLO DO ESPÍRITO SANTO
 
O que é orvalho?

Orvalho é condensação do vapor da água da atmosfera que se deposita em gotículas sobre superfícies horizontais e resfriadas (terra, telhados, folhagens etc.), pela manhã e à noite, madrugada principalmente; relento, rociada, rocio. Espécie de chuva fina, leve, miúda; chuvisco.
 
Os orvalhos da Palestina são abundantes no verão, todas as manhãs. Notemos que Gideão encheu uma taça com a água do velo orvalhado (Jz 6.38). Deus mandava o orvalho de noite sobre o arraial e juntamente com o maná (Nm 11.9) Leia Ex 16.13-14.
Entre vários símbolos do Espírito Santo o orvalho entra com seu papel de refrescar, molhar demoradamente.
 
Qual é a função do orvalho para as plantas?
É comum que, durante os dias de verão, a umidade venha do Mediterrâneo e se transforme em orvalho devido à drástica mudança de temperatura que costuma ocorrer durante a noite. Além disso, o fenômeno auxilia as plantas a remover o gás carbônico que elas retêm do ar.
 
É também desta maneira que precisamos do Espírito Santo para remover o gás mortífero do pecado das nossas vidas, para remover a poeira deste mundo tenebroso. Quando estamos orando ou ouvindo a Pregação, o Espírito Santo cai sobre nós como orvalho nos refrescando com sua unção, nos limpando com sua graça!
 
Quando Isaque abençoou Jacó desejou-lhe o orvalho do céu que fertiliza os campos (Gn 27,28). O Espírito Santo fertiliza a igreja para ganhar almas para o reino de Deus, Ele vem como orvalho sobre os fiéis para fortificá-los para expulsar os demônios e curar os enfermos em Nome do Senhor Jesus.
O orvalho é símbolo de bênção (Dt 33.13; 28).
Sem o orvalho as plantas morrem, o campo fica seco, perece toda plantação, assim também a igreja não pode ficar sem o Espírito Santo, temos de desejá-lo ardentemente em nossos corações para que o Senhor desça seu Santo Espírito como orvalho divino para regar as nossas vidas sedentas.
A doutrina do Senhor deve ser gotejada como o orvalho (Dt 32.2).
Nestes países quentes, onde raras vezes chovem, os orvalhos da noite suprem a falta de chuvas. Quantas vezes a nossa alma está sequiosa pela presença de Deus! Lembro-me da oração fervorosa do salmista quando disse:
Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo...” (Sl 42.1-2).
 
“Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água. Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário” (Sl 63.1-2).
 
Vejamos Jó se lembrando do orvalho (Jó 29.19), a união do povo de Deus é como orvalho de Hermom (Sl 133.1-3), a benevolência do rei é comparado como orvalho (Pv 19.12), na ressurreição dos mortos também cita metaforicamente sobre o orvalho (Is 26.19).
O Senhor fala que será como ORVALHO para ISRAEL (Os 14.5).
Neste tempo tão difícil para a Igreja de Cristo na terra, carecemos urgente deste orvalho sobre as nossas vidas! Nenhum cristão terá êxito sem este orvalho divino sobre seu ser.
 
Oh, Senhor Jesus Cristo derrame este orvalho sobre nós, as nossas almas estão sedentas, Senhor, pode derramar, eu recebo Divino Mestre!
 
Amém e amém Senhor Jesus.
 
 
Terça-feira, 26 de Maio de 2020.
 
26-05-2020           09:43.
 
 
Autor Pr Marcelo Gonçalves
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 26/05/2020
Alterado em 26/05/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários