Textos


DEMAS, UM DESERTOR…


Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia” (2 Tm 4.10).



Demas é um personagem bíblico do Novo Testamento mencionado em algumas epístolas de Paulo como um dos cooperadores do apóstolo na época em que ele se encontrava na sua primeira prisão em Roma por volta do ano 60 do século I .
"Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas." (Colossenses 4:14)
"MarcosAristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores." (Filemom 1:24)
No entanto, na segunda carta pastoral a 
Timóteo, escrita entre os anos de 66 e 67 da era cristã, Paulo fala que Demas teria lhe desamparado e, talvez, até se afastado da Igreja:
"Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para TessalônicaCrescente para GaláciaTito para Dalmácia." (II Timóteo 4:10)
Pouco se sabe sobre a origem desse personagem secundário que não aparece no livro de 
Atos, mas apenas nas três epístolas acima citadas, as quais foram escritas na cidade de Roma.
Na sua carta a Timóteo, Paulo fala que Demas teria amado ao presente século, o que pode significar que seu discípulo tenha se acovardado diante das duras perseguições promovidas pelo 
imperador Nero contra os cristãos ou então afastando-se dos mandamentos da vida cristã.


Demas, sendo um cooperador de Paulo, não era firme, não era fiel, não era corajoso! Há estudiosos que afirmam que ele se apostatou, outros acreditam que ele foi embora devido o medo da terrível perseguição do monstruoso Imperador Nero, outros dizem que ele foi atrás dos seus interesses pessoais.


O que eu observo quando Paulo diz: “Porque Demas me desamparou, (AMANDO O PRESENTE SÉCULO), não me cheira bem acerca de Demas.
Na Bíblia VIVA nos diz:
“Pois Demas me abandonou. Ele gostava das coisas boas da vida e foi para Tessalônica. Crescente foi embora para Galácia e Tito para Dalmácia”. O apóstolo Paulo nada falou de Crescente e Tito, eles provavelmente não estavam no estado espiritual de Demas, o desertor!


Deus e a sua Palavra não apoia discípulo desertor, e não tem como bem-aventurados quem abandonam sua carreira cristã, vejamos:



Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hb 10.38).


Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 Jo 2.15).


Demas, amou o presente século, ou seja, amou o mundo de espetáculo, o mundo de fantasias, o mundo de orgias, o mundo de diversões mundanas, amou, mas AMOU ERRADO, AMOU O MUNDO E NÃO AMOU A DEUS!

É óbvio que quando amamos alguém fazemos de tudo para agradá-lo, e Demas não queria morrer por Jesus como os outros Heróis da Fé, ele queria viver, mas viver para o mundo. Foi um desertor, abandonou seu Mestre, abandonou sua fé, abandonou a cruz, abandonou a Jesus!

E quantos Demas em nosso meio, que abandonam Jesus, abandonam a fé, abandonam a cruz de Cristo, abandonam a igreja, abandonam tudo por muitas causas que eles arrumam.

Os (Demasistas) atuais não suportam a sã doutrina, não suportam viver em santificação, não suportam obedecer os ditames da Palavra de Deus, cumprindo o que Paulo disse a Timóteo:

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”
(2 Tm 4.3-4).


Demas, queria o mundo, queria os prazeres efêmeros desta vida, e assim é muitos em nosso meio, não sabem eles que tudo aqui passa, o que importa é a nossa salvação em Cristo Jesus!

Lembremos das Palavras de Jesus em Apocalipse 3.11 que nos diz:
  “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”  (Ap 3.11).


NÃO IMITEMOS DEMAS!



08 de Julho de 2021.

01:07MIN…


Autor Pr Marcelo Gonçalves.





 
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 08/07/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários