Textos


CUIDADO COM O PECADO DA BLASFÊMIA”




O que é blasfêmia?
A blasfêmia é no substantivo feminino. Discurso, palavra proferida, que ofende fortemente uma divindade, insulta uma religião ou tudo que pode ser considerado sagrado. Discurso, expressão, opinião, enunciado capaz de denegrir e ofender algo respeitoso ou reverenciado. Palavra injuriosa contra pessoa ou coisa respeitável.
Contrassenso. Declaração absurda, sem nexo, sem lógica. Etimologia (origem da palavra blasfêmia). Do grego blasphemia.




De onde vem as blasfêmias?
A blasfêmia vem do coração (Mt 15.19).




Qual era o castigo no Velho Testamento para quem blasfemasse?
Blasfêmia na Bíblia. No Antigo Testamento, o castigo pela blasfêmia era a morte por apedrejamento (Levítico 24:15-16). O amor e o respeito por Deus deveriam ser a base da nação de Israel. Blasfemar era um pecado muito grave e não podia ser tolerado. Jesus avisou que a blasfêmia é um pecado sério. Leia Ez 20.27-33.




Os ímpios blasfemam.
2 Sm 12.14; Sl 10.3,13; 74.10,18; Is 1.4; 52.5; Rm 2.24; 1 Co 4.13; 1 Tm 1.20; 2 Tm 3.2; Ap 16.9,11,21.




Blasfêmia contra Deus.
2 Rs 19.22; Sl 74.18.


Os que são de Deus se entristecem ao ouvir blasfêmias.
Sl 44.15-16; Sl 74.10,18,22.




A blasfêmia é proibido!
Ex 20.7; Lv 5.1; 24.15,16; Cl 3.8.




Exemplos de homens blasfemadores.
Os da tribo de Dã (Lv 24.10-16), Senaqueribe (2 Rs 19.4,10,22), Os judeus (Lc 22.65), Himeneu (1 Tm 1.20).




Jesus foi acusado de blasfêmias.
(Mt 9.2,3; 26.63-65), (Jo 10.33,36).




Jesus foi blasfemado.
(Mt 10.25); (Lc 22.63-65), (Jo 10.20); (1 Pd 4.14).




Devemos tomar cuidado para não dar ocasião a blasfêmia.
(2 Sm 12.14), (1 Tm 6.1).




A blasfêmia sai de um coração rebelde, jamais quem tem o Espírito Santo blasfemará (1 Co 12.3).
Os que vivem murmurando e falando da vida alheia um dia chegará blasfemar das coisas sagradas, pois um abismo chama outro abismo (Sl 42.7), um pecado leva ao outro. É preciso o máximo de cuidado em não blasfemar das coisas de Deus.
O blasfemador não tem comunhão com Deus, ele é revoltado, rebelde, indisciplinado, soberbo, ignorante, cego, e nada sabe do mundo espiritual.


Blasfêmia contra o Espírito Santo.


Basicamente blasfemar contra o Espírito Santo significa “falar contra o Espírito Santo. A pessoa que blasfema contra o Espírito Santo insulta Sua honra, Suas obras e Sua divindade. A palavra “blasfêmia” traduz o termo grego blasphemia. Em seu sentido geral, esse termo implica num tipo de discurso injurioso.


O texto que fala sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo está em S.Mateus 12.22-32. Aqui neste texto nos fala que Jesus libertou uma pessoa possessa de demônios e ele era cego e mudo, saiu completamente curado e liberto. Os fariseus ouvindo isto disse que Jesus expulsava demônios por Beelzebú, príncipe dos demônios.


Então, Jesus conhecendo os seus pensamentos blasfemos os repreendeu, (Mt 12.25-30), e lhes disse algo seríssimo nos versículos 31 e 32, leiamos juntos:


Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”
(Mt 12.31,32).


Os estudiosos e muitos teólogos acreditam que a blasfêmia contra o Espírito Santo é rejeição total contra Deus que impedirá o pecador de arrepender-se. Mas, acredito que blasfêmia contra o Espírito Santo é atribuir as suas obras maravilhosas e magníficas aos demônios.


Foi isso que os líderes judaicos fizeram, tomemos muito cuidado em blasfemar contra o SANTO ESPÍRITO DE DEUS, pois não há perdão jamais!


Ás vezes vemos os nossos irmãos falharem ou caírem em pecados e abrimos a nossa boca para falar que quem os usa é satanás! Que perigo!!!


O vaso é de barro, o tesouro está lá dentro (2 Co 4.7), os dons do Espírito Santo e a vocação são sem arrependimento (Rm 11.29); o dom é perfeito (Tg 1.17), nós que somos imperfeitos.
Para abrirmos a nossa boca e falar que aquele espírito que está falando é maligno, precisamos do dom de discernimento, a qual discerne se é o Espírito de Deus, ou o espírito do homem ou o espírito maligno.
Nós, seres humanos somos falhos, quem conhece o nosso coração é Deus, pois Davi pecou gravemente, mas no Salmo 51 ele pediu a Deus perdão e que o Senhor não tirasse dele o Espírito Santo e assim foi atendido.


Eu sempre ensino a congregação que eu dirijo pela infinita misericórdia de Deus, se não tem o dom de discernir, fique quieto, fique na Palavra de boca fechada, e ore ao Senhor pedindo esclarecimento!


Aquele que tem comunhão com Deus sabe o que provém dos céus, nós conhecemos a voz do nosso bom Pastor (Jo 10.14, 27).


TOMEMOS CUIDADO COM A BLASFÊMIA!!!




29 de Julho de 2021.


Ás 00.35min…




Autor Pr Marcelo Gonçalves












 
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 29/07/2021
Alterado em 29/07/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários