Textos


PEQUENO ESBOÇO DO ESTUDO SOBRE JÓ”


LEITURA PRINCIPAL


Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19.25).




E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía” (Jó 42.10).




Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”

(Tg 5.10-11).






A ORIGEM DO NOME DE JÓ


A Origem do nome Jó  é proveniente da forma hebraica Yob ou Iyyov, que posteriormente se tornou Iob tanto no idioma grego quanto no latino. Há também a variação Ayyub, presente na língua árabe, bem como Job, registrada no inglês e no holandês. A variante deste nome para homens que mais se distingue da ocorrida na língua portuguesa é Eyup, advinda do turco.




O SIGNIFICADO DO NOME DE JÓ

Jó tradicionalmente é traduzido como ‘perseguido‘ e ‘pesaroso‘, embora também admita vários outros significados como ‘aquele que retornará‘ ou ainda ‘quem persiste‘, indicando assim uma forte relação com a persistência enquanto meio de vida. Trata-se de um nome de constante apologia à perseverança na fé. Disse então o Senhor a Satanás: ‘Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal’. (Jó 1:8).




AS QUATRO CARACTERÍSTICAS DE JÓ.


1)- Sincero.
2)- Reto.
3)- Temente a Deus.
4)- Desviava-se do mal. (Jó 1.1,8; 2.3).




OS ATAQUES DE SATANÁS


1)- Os sabeus tomaram seus bois e jumentas e mataram o seus moços. (Jó 1.13-15).

2)- Fogo de Deus – Raios caiu do céu e queimou as suas ovelhas e seus moços. (Jó 1.16).



3)- Os caldeus roubaram-lhe os camelos e mataram os seus moços. (Jó 1.17).




4)- Grande vento derrubou a casa e matou seus dez filhos. (1.18-19).




5)- Atacou a sua saúde. (Jó 2.7-8).






Jó em grande dor adorou ao Senhor. (Jó 1.20-21).




Precisamos notar que Deus permitiu satanás oprimir a Jó, mas não lhe possuir.


Deus deus ordem a satanás para lhe poupar a vida. (Jó 2.6).




Não teve ajuda de sua mulher. (Jó 2.9-10).




Ele disse que aquilo que ele temia lhe veio e o que o receava lhe aconteceu. (Jó 3.25).
Mas Deus começou a dialogar com ele em um redemoinho (Jó 38) em uma tempestade (Jó 40.6-24; 41).




Agora quase no final em que Deus vai virar o cativeiro de Jó no capítulo 42, eu começo meditar nos versículos 2 e 5, eu amo eles demais!!!!!




Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido” (Jó 42.2).




Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos” (Jó 42.5).

Deus se irou com os amigos de Jó por causa que não disseram aquilo que era reto a ele e lhes ordenou fazer sacrifícios e receberem ainda a oração de Jó. (Jó 42.7-9).

E quando Jó estava orando por eles, o Senhor virou o seu cativeiro e lhe acrescentou tudo aquilo que ele tinha perdido. (Jó 42.10-17)


  


CONCLUSÃO

Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”
(Tg 5:10-11).




28 de Agosto de 2021.
Ás 23:50 min…



Autor Pr Marcelo Gonçalves.












 
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 29/08/2021
Alterado em 29/08/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários