Textos


ALEXANDRE, O LATOEIRO”


Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras” (2 Tm 4.14).





Alexandre de Éfeso (50–65 d.C) foi um cristão primitivo, onde foi um de dois professores heréticos de Éfeso, o outro foi Himeneu de Éfeso, estes eram contra Paulo e Timóteo, em questões cristãs, e se tornaram blasfemadores. Himineu e Alexandre foram os proponentes do antinomismo, a crença de que a moral cristã não era necessária, apenas a fé. Eles "colocaram a prova a fé e a boa consciência cristã, a qual, rejeitando, eles naufragaram na fé", conforme Paulo disse em 1 Timóteo 1:19.


Alexandre, o latoeiro (ferreiro), foi um dos obreiros do Apóstolo Paulo, segundo os estudiosos, ele foi pior que Demas. Demas, amou o presente século, ou seja, as coisas deste mundo e abandonou a fé, abandonou Paulo, abandonou a Cristo, mas o Alexandre, ainda de abandonar a fé, seu coração era ruim aponto dele prejudicar o Apóstolo Paulo.


Em Atos 19.33 lemos o seguinte: Então tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria dar razão disto ao povo”.


Na Bíblia de Estudo “MATTHEW HENRY” nos explica detalhadamente o que aconteceu, leiamos:


Chamaram Alexandre do meio da multidão e pediram que ele falasse em favor dos judeus contra Paulo e seus companheiros: “Vós ouvistes o que Demétrio e os ourives disseram contra eles, como inimigo da religião deles; dê-nos a chance de lhes contar o que temos a dizer contra ele como inimigo da nossa religião”. Os judeus o pressionaram a fazer isso. Alexandre acenou com a mão, desejando ser ouvido para falar contra Paulo. Alguns pensam que Alexandre tinha sido cristão, apostatou-se para o judaísmo e, portanto, foi escolhido com o mais apropriado para acusar Paulo, e que ele era Alexandre, o latoeiro que causou tanto mal a Paulo (2 Tm 4.14) e a quem ele entregou a satanás (1 Tm 1.20).


Paulo precisava de ajuda, mas Alexandre, o latoeiro, só atrapalhava, Paulo precisava de amigo, mas Alexandre, o latoeiro, se tornou um inimigo, Paulo precisava de um ombro amigo para o confortar, mas Alexandre, o latoeiro, o acusou sem dó e piedade, Paulo precisava de compreensão, mas Alexandre, o latoeiro, era um obreiro mau (Fl 3.2).


O Apóstolo Paulo não mandou os irmãos para continuar tendo amizade com Alexandre, o latoeiro, vejamos sua recomendação:


Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito ás nossas palavras” (2 Tm 4.15).


Os crentes sem conhecimento bíblico acham uma falta de amor cortar a amizade com estes tipos de pessoas, mas é ordem apostólica para evitarmos os hereges.
Aqueles que ficam juntos são iguais, quem é fiel a Deus se afasta destes obreiros maus.


E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples” (Rm 16:17-18).




Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras”
(2 Jo 10-11).




Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o,
Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado”
(Tt 3:10-11).




E o Apóstolo Paulo não abençoou o Alexandre, o latoeiro, antes o entregou a satanás (excomungou-lhe), pois ainda de ser um obreiro mau, teimoso, era terrivelmente blasfemador.


Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.
E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar”
(1 Tm 1:19-20).


Que horrível testemunho de Alexandre, o latoeiro, ficou marcado e manchado sua reputação de obreiro!


Em nossos dias existem muitos Alexandre,s, latoeiros, fazem de tudo para prejudicar o ministério, para acusar os seus líderes, vivem blasfemando daquilo que eles não sabem, o fim é trágico!


O Obreiro quando tem o Espírito Santo jamais quer ser um Alexandre, o latoeiro, antes quer ajudar seu Líder, antes quer fazer a obra de Deus!


Mas infelizmente, hoje em dia, muitos fazem de tudo para destruir seus líderes, os acusam, outros fazem orações e jejuns ao contrário para Deus até matar seus Pastores, não sabem eles que Deus abomina quem faz tais coisas!


E você quer ser um Timóteo, um Tito ou já se cadastrou no reino das trevas para ser um Alexandre, o latoeiro?


CUIDADO COM ALEXANDRE, O LATOEIRO!






05 de Setembro de 2021.


Ás 13:42 min…




Autor Pr Marcelo Gonçalves






 
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 05/09/2021


Comentários