Textos


"CUIDADO COM DOEGUE, O FOFOQUEIRO"




Em 1 Samuel 21.1-9 lemos que Davi foi ter com o Sacerdote Aimeleque pedindo-lhe alimento e a espada de Golias, embora não tinha um pão comum, o Sacerdote lhe deu os pães da proposição.


O que significa os pães da proposição?


O Pão da proposição (em hebraico: lechem haPānīm לחם הפנים, literalmente: "Pão da Presença"), em um contexto bíblico ou judaico, refere-se aos bolos ou pães que estavam sempre presentes em uma mesa especialmente dedicada, no Templo de Jerusalém, como uma oferenda a Deus.


Acontece que ali estava um homem de língua maligna, um homem mau, um terrível ser humano que fez uma imensa catástrofe de destruição, seu nome é Doegue, que significa: Ansioso, medroso. A sua ansiedade era de fazer mau, e medroso em fazer coisas corretas e boas. Infelizmente existe pessoas que são medrosas em fazer coisas boas, em praticar o que é correto, mas em fazer o mau, tais pessoas são corajosas e ligeiras.


O Doegue era Edomita que servia como pastor principal do Rei Saul, um cargo de supervisão, de responsabilidade. (1 Sm 21:7; 22:9) Doegue evidentemente era prosélito. Por estar “retido perante Jeová” em Nobe, possivelmente por causa de um voto, de alguma impureza ou duma suspeita de lepra, Doegue presenciou quando o sumo sacerdote Aimeleque entregou a Davi os pães da proposição e a espada de Golias. Mais tarde, quando Saul, ao dirigir-se aos seus servos, externou a opinião de que eles conspiravam contra ele, Doegue contou o que vira em Nobe. Depois de convocar o sumo sacerdote, bem como os outros sacerdotes de Nobe, e então interrogar Aimeleque, Saul deu ordens aos batedores que matassem os sacerdotes. Quando estes se recusaram, Doegue, às ordens de Saul, sem hesitação matou um total de 85 sacerdotes. Depois deste ato iníquo, Doegue devotou Nobe à destruição, matando todos os seus habitantes, tanto jovens como idosos, bem como o gado. — 1 Sm 22:6-20.


Se Doegue fosse um homem de bem, ele por mais que viu Davi conversando com o Sacerdote Aimeleque, ele jamais falaria ao rei, porque ele sabia que ia cometer um desastre total, mas ele era mau, ele acusou o Sacerdote sem dó e sem piedade.


Ele o acusou Aimeleque de consultar ao Senhor por Davi, o acusou de ter dado pães a ele e ainda de ter dado a espada de Golias (1 Sm 22.9-10). Ele envenenou mais ainda o coração amargo de Saul.


Quando lemos o Salmo 52 que Deus inspirou a Davi neste cruel acontecimento, vemos:


O salmista Davi perguntando poeticamente a Doegue: Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? (Sl 52.1) E realmente ele era o mais poderoso pastor de Saul (1 Sm 21;7).


A tua língua intenta o mal, como uma navalha afiada, traçando enganos (Sl 52.2).


Tu amas mais o mal do que o bem: e mais a mentira do que o falar conforme a retidão (Sl 52.3).


Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta (Sl 52.4).


Também Deus te destruirá para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação, e desarraigar-te-á da terra dos viventes.(Sl 52.5).

E os justos o verão, e temerão: e se rirão dele, dizendo:
Eis aqui o homem que não pôs em Deus a sua fortaleza, antes confiou na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade
(Sl 52.6-7).


Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.
Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos
(Sl 52.8-9).



O Doegue ainda de ter acusado o Sacerdote Aimeleque, de ter fofocado acerca de Davi, ele matou 85 sacerdotes de Deus e a cidade Nobe matou todos que ali estavam (1 Sm 22.18-19).


Precisamos ter cuidado quando for conversar assuntos íntimos ou mesmo problemas nossos perto de pessoas quem tem o espírito Doeguista!


O Davi se arrependeu tanto de ter ido ao Sacerdote Aimeleque (1 Sm 22.22), notamos pelas suas palavras:


"Então Davi disse a Abiatar: Bem sabia eu naquele dia que, estando ali Doegue, o edomeu, não deixaria de o denunciar a Saul; eu dei ocasião contra todas as almas da casa de teu pai".


Infelizmente a fofoca existe, ela destrói, ela é má, ela é parente da mentira e da calúnia, ela é um dom de satanás, ela arruina lares, amizades, igrejas, enfim, ela é condenada por Deus.


A Palavra de Deus condena andar com mexeriqueiro, leiamos:


"Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo..."
(Lv 19.16a).


Ao ler o Livro de Provérbios iremos encontrar vários versículos condenando o mau uso da língua, já no Novo Testamento, Tiago escreveu sobre o perigo da língua (Tg 3.1-12).


É lamentável ver tantos Doeguistas no Ministério traindo a confiança de seus líderes e pastores. Ao invés de ajuntar as ovelhas, o que conseguem é espalhar e até causar divisão na obra de Deus!


Os Doegues deste tempo atual chegam caluniar, fofocar, dedurar os seus pastores e ali começam chocar ovos de serpentes!


Lamentavelmente os Deoguistas estão por todos os lugares, na vizinhança, no trabalho, nas escolas e o mais triste, na igreja!


Eu acredito que o fim de Doegue foi horrível e assim quem tem o mesmo caráter de Doegue o seu fim não é nada bom!


E você meu caro leitor, é como Doegue? Ou prudente aponto de jamais falar algo que pode destruir lares, vidas e até igrejas?


Eu estou me lembrando do conselho de Davi no Salmo 34.12-14 que nos diz:


"Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a
" (Sl 34.12-14).




CUIDADO COM DOEGUE, O FOFOQUEIRO"






15 de Outubro de 2021.


Ás 02:04 Min...




Autor Pr Marcelo Gonçalves

























 
Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 15/10/2021
Alterado em 15/10/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários