Textos


AS BEM-AVENTURANÇAS DOS SALMOS

 

 

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA BEM-AVENTURADO?

 

"Bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz. A expressão Bem-aventurado

(feliz), é citada diversas vezes na Bíblia Sagrada. A felicidade Celeste é fundamentada na fé e na obediência à palavra de Deus, que gera a felicidade capaz de resistir aos momentos mais difíceis da vida".

" O termo bem vem do Latim bene, que significa “bem, de modo adequado, de modo feliz” e aventurado se deriva de aventurar, que tem origem na Roma antiga, com adventura, que significa “por acontecer”, de adventurus, do verbo advenire, que quer dizer “chegar a, alcançar”.


 


 

1-"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Sl 1.1) .


 

2- "...bem-aventurados todos aqueles que nele confiam" (Sl 2.12b).

 

 

3- "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" (Sl 32.1).

 

 

4- "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano" (Sl 32.2).

 

 

5- "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança" (Sl 33.12).

 

 

6- "Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia" (Sl 34.8).

 

 

7- "Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" (Sl 40.4).

 

 

8- "Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal" (Sl 41.1).

 

 

9- "Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo" (Sl 65.4).

 

 

10- "O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado" (Sl 72.17).

 

 

11- "Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó Senhor, na luz da tua face" (Sl 89.15).

 

 

12- "Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei" (Sl 94.12).

 

 

13- "Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer" (Sl 112.1).

 

 

14- "Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor" (Sl 119.1).

 

 

15- "Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração" (Sl 119.2).

 

 

16- "Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta" (Sl 127.5).

 

 

17- "Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos" (Sl 128.1).

 

 

18- "Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece..." (Sl 144.15a)

 

 

19- "...bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor" (Sl 144.15b).

 

 

20- "Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus" (Sl 146.5).

 

 

 

 

Obs. Este artigo vem dos Estudos do Pr Marcelo Gonçalves que 2021 completou cinco vezes que leu a Bíblia Sagrada inteira.

 

 

17 de Dezembro de 2021.

 

Ás 20:22min...

 

 

Autor Pr Marcelo Gonçalves.

Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 17/12/2021
Alterado em 18/12/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários