Textos


"O SAL"

 

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens” (Mt 5.13).

 

 

O sal na Bíblia:

 

Era usado como tempero (Jó 6.6).

Era usado como remédio (Ez 16.4).

Era usado como símbolo de castigo (Mc 9.49).

Era usado como Aliança com Deus (Lv 2.13; Nm 18.19; 2 Cr 13.5)

Existia uma cidade de sal (Js 15.62).

Por esta razão havia na antiguidade o costume de espalhar sal nas ruas de uma cidade inimiga, quando conquistada, como sinal de perpétua desolação (Jz 9.45).

Existia o Vale de sal (2 Sm 8.13; 2 Rs 14.7; 1 Cr 18.12; 2 Cr 25.11).

Uma figura de desolação. (Jr 17.6).

Existia o Mar morto, ou seja, o Mar salgado (Gn 14.3); Nm 34.3, 12; Dt 3.17; Js 3.16; 12.3; 18.19).


 

AS DUAS FUNÇÕES DO SAL


 

1- DAR SABOR AOS ALIMENTOS


 

Qualquer comida sem sal é totalmente ruim, o sal dá sabor aos alimentos. Seja no arroz, no feijão, na carne, no peixe, no frango, nas saladas, enfim, seja qual for o alimento, sem sal o alimento fica sem sabor algum.

Eu mesmo não aprecio comida sem sal, comer pipoca sem sal, que coisa ruim!


 

2- CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS.


 

O sal conservava os alimentos, quando não havia sistema de refrigeração, o sal fazia seu papel de conservar os alimentos evitando a deterioração. Sem o sal as carnes apodreciam.

Porque o sal é tão importante para os alimentos?

Ele faz isso primeiramente ao retirar a umidade do alimento e posteriormente ao inibir o crescimento de bactérias e de outros microrganismos. Na prática, o sal é responsável por retirar a concentração de água dos alimentos, deixando-os quase que totalmente desidratados.


 

Os cristãos são como o sal, que contribui para conservar e salvar o mundo. É necessário uma vida aos pés de Cristo, tendo um testemunho ilibado diante de Deus e dos homens. Não somos perfeitos, mas precisamos procurar dar bom testemunho em nosso lar, em nossa vizinhança, na escola, no trabalho, na igreja ou a onde nós formos! Sem testemunho, não há como pregar o Evangelho, pois o mundo quer ver Cristo em nós! O sal dá sede, assim a nossa vida cristã tem que dar sede nos pecadores de Jesus, a fonte inesgostável!

O cristão deve comprar e pagar, jamais viver de rolo ou enganando os outros. Deve ser íntegro em tudo. No modo de andar, de se vestir, nas atitudes, enfim, em sua maneira de viver.


 

SAL INSÍPIDO


 

Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros” (Mc 9.50).


 

Se o sal for insípido não poderá temperar absolutamente nada, tudo ficará sem sabor, sem graça, ninguém lhe apreciará, aí tem que ser lançado fora, é o que o Senhor Jesus falou: “… para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens” (Mt 5.13b).

O cristão tem que ser exemplo em tudo, senão será pisado pelas blasfêmias dos ímpios, quantos falam: “Isso aí é crente?, se for, eu prefiro ficar do jeito que estou”. Ou ouvirá chacotas e zombarias o chamando de “crente de meia-tigela” e etc…

Eu já vi tantos crentes passarem vergonha diante dos ímpios! Os tais não tem autoridade alguma para falar alguma coisa, e muitos que se dizem crentes chegam a brigar e o escândalo é maior.

Paulo nos aconselhou que até as nossas palavras devem ser temperadas com sal, leiamos juntos:

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”

(Cl 4.6).


 

Oremos para que o Espírto Santo nos ajude a ser o “SAL DA TERRA”, que possamos dar sede nos pecadores de Jesus Cristo, que as almas venham até nós sedentos da Água da vida!


 

Amém e amém Senhor JESUS!


 

Mauá, 09 de Junho de 2022.

09-06-2022.


 

Autor Pr Marcelo Gonçalves.


 


 

Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 09/06/2022
Alterado em 09/06/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários