Textos


 

O QUE É O DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS?

 

“… e a outro o dom de discernir os espíritos”

(1 Co 12.10).

 

 

O Significado de discernir


Distinguir com clareza; perceber facilmente; diferenciar: ele discernia os comportamentos certos; não conseguia discernir o certo do errado. Demonstrar entendimento em relação a; ter a capacidade para entender (algo ou alguém); compreender: sempre soube discernir os resultados de seus atos.

 

O Discernimento Espiritual

Quem tem discernimento espiritual sabe a diferença entre o que vem de Deus e o que não vem. O dom de discernir os espíritos é imprescindível porque vem de Deus. Esse maravilhoso dom nos capacita para compreender o que é de Deus, o que é do maligno, o que é do homem e também sabe o que é certo ou errado, que é trevas ou luz, o que é digno ou indigno.

 

PORQUE PRECISAMOS DESTE DOM?

 

Para não sermos enganados pelos falsos profetas, falsos mestres e pelos espíritos enganadores. (Mt 7.15; 24.11;24; Mc 13.22; 2 Co 11.13; 16; 2 Ts 2.3;1 Tm 4.1; 2 Pd 2.1; 1 Jo 4.1; Jd 17-18; Ap 13.11-13).

 

A Palavra de Deus nos ensina a não crer em qualquer espírito, leiamos juntos em 1 João 4.1 que nos diz assim:

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”.

 

O apóstolo Paulo também nos alerta com estas seguintes palavras: E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (2 Co 11.14).

 

Estamos vivendo dias difíceis, a onde o errado parece ser certo e o certo parece ser errado, a onde as trevas parecem ser luz e a luz parece ser trevas, a onde a mentira parece ser a verdade e a verdade parece ser mentira. E disto eu estou me lembrando do que o profeta Isaías escreveu: Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” (Is 5.20).

Há em nosso meio movimentos que parecem ser de Deus, mas não são. E o diabo faz de tudo para enganar os incautos, se nós não tivermos o dom de discernir os espíritos, somos enganados pelos demônios.

 

O dom de discernir discerne três espíritos.

 

O ESPÍRITO DE DEUS

 

Quando o Senhor estava chamando Samuel, ele não sabia que era o Senhor, mas logo Elí discerniu que o nosso Deus o chamava (1 Sm 3.1-11).

O crente carnal jamais pode ter este dom espiritual, é o que nos diz Paulo, vejamos: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido” (1 Co 2.14-15).

O crente que tem este divino dom, ele vê de longe se é Deus mesmo que está operando, ele conhece a voz do Senhor e jamais é enganado. O inimigo não tem vez com quem tem este dom, satanás odeia os Dons do Espírito Santo, pois ele bem sabe que estes dons celestiais são armas que lhe destrói completamente!

O sábio Salomão escreveu: “… e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo” (Ec 8.5b). Quem tem este dom desmascara satanás e os seus demônios!

 

 

O ESPÍRITO DO HOMEM

 

O apóstolo Pedro teve o discernimento que Ananias e Safira estavam mentindo e foram castigados com a morte (At 5.1-11). O dom de discernimento sabe quando os enganadores estão mentindo, sabe quando há trapaça e traição!

O mesmo aconteceu no ministério do profeta Elizeu, quando Geazi pensou que estava o enganando, mas o profeta de Deus o desmascarou e Geazi foi punido pela lepra (2 Rs 5.20-27). Deus é sério, com o Senhor ou você anda direito ou aguenta com as consequências. O Senhor não se agrada de malandragem e mentiras, a ira dEle é contra os tais (1 Ts 4.6). Pois o Espírito de Deus é da verdade (Jo 14.17), o Senhor abomina a mentira!

Há pessoas que profetizam de si mesmas, ou dizem que estão vendo algo, mas não estão (Jr 14.14; 23.16; 21; 27.14-15; 28.15; 29.9;31; Ez 13.3-9).

 

O ESPÍRITO MALIGNO

 

O dom de discernimento conhece claramente quando satanás está usando as suas vitímas. Isso aconteceu quando Paulo estava indo à oração, uma jovem foi ao seu encontro, ela tinha um espírito de adivinhação. E ela clamava bem alto: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo!

Nunca se esqueça que o inimigo fala no Nome de Deus, fala no Nome de Jesus, ele conhece quem são de verdade os servos do Senhor (At 19.13-16).

 

Mas Paulo logo o repreendeu dizendo: Em Nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. (At 16.16-18).

Infelizmente nas igrejas atuais vemos tantas pessoas que não estão libertas dos espíritos malignos, estão falando línguas estranhas, estão profetizando e até orando em imposição de mãos na cabeça dos inocentes!

Ah! como precisamos deste dom divino, o dom de discernimento dos espíritos!

É claro que ao recebermos o discernimento do Espírito Santo que aquele espírito seja do homem ou de satanás, devemos repreendê-lo na mesma hora!

 

DISCERNIMENTO PELAS ESCRITURAS

 

Há também o discernimento pelas Escrituras, vejamos:

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12).

 

A Palavra de Deus tem poder para nos dar discernimento das falsas doutrinas e das heresias que infelizmente tem infestados as igrejas nos dias de hoje. É claro, uma igreja bem doutrinada pela Palavra de Deus jamais cai no engano! Quem foi realmente ensinado por Homens de Deus não engole qualquer alimento por aí não!

É preciso sermos bem estruturados pelas doutrinas bíblicas para não sermos meninos insconstantes levados em roda por todo vento de doutrinas (Ef 4.14). Quando um crente não participa de culto de ensinamentos, náo participa da Escola Bíblica Dominical, infelizmente este crente jamais terá discernimento espiritual. É preciso estudar ás Escrituras, é necessário ir aos cultos de ensinamento, senão não haverá estrutura espiritual e amadurecimento na vida cristã! (Hb 5.12-14).

 

Devemos buscar os dons espirituais (1 Co 12.31; 14.1; 39), buscar com orações e jejuns, buscar as madrugadas em oração, buscar nas vigílias, buscar lendo a Palavra de Deus, buscar com lágrimas e muito Temor do Senhor!

 

Vamos buscar?

 

Amém Senhor Jesus Cristo!

 

 

Mauá, 10 de Fevereiro de 2023.

Ás 01:56 min.

 

 

Autor Pr Marcelo Gonçalves

 

 

Escritor de Deus
Enviado por Escritor de Deus em 10/02/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários