"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos" (2 Tm 4.13).
O apóstolo Paulo, entre 64 e 65 ou 67 d.C. antes do seu martírio, ao escrever estas importantes palavras estava confinado em uma cela fria, úmida, imunda, pois não havia higiene no local. As prisões na época de Paulo eram insalubres, sem iluminação e sem condições de higiene. Os locais de encarceramento podiam ser calabouços, ruínas ou torres de castelos.
Trôade: É hoje, Eski-Stamboul: um porto de mar na Mísia, o principal ponto de embarque e da chegada de passageiros entre a Ásia ocidental e Macedônia. Foi deste lugar que Paulo em duas ocasiões navegou para Filipos, voltando outra vez ali (At 16: 8-11 – 20.5,6 – 2 Co 2.12 – 2 Tm 4.13). E Carpo era um cristão que morava em Trôade e um dos discípulos de Paulo de Tarso. Ele é citado no Novo Testamento, em 2 Timóteo 4:13.
Paulo mandou trazer três coisas importantíssimas para ele. Os servos de Deus sempre devem estar disposto ajudar e auxiliar os seus líderes. Jamais reclamando, murmurando ou de má vontade, mas sempre de prontidão e de coração. Infelizmente são poucos que estão nesta categoria de servos obedientes. O obediente só tem a ganhar, o desobediente somente a perder! Lembro-me de Elizeu que deitava água nas mãos de Elias (2 Rs 3.11). Isso é servir, este é um verdadeiro obreiro do Senhor. Quem não quer servir, ajudar e auxiliar o seu Pastor, não deve ser separado para o Ministério! Vamos agora meditar nas três coisas que Paulo mandou trazer:
1) - SUA CAPA.
A capa que Paulo mandou trazer era uma pesada capa de inverno, feita de lã, normalmente feita sem mangas, com uma abertura no meio para a cabeça. Era uma proteção contra o frio e a chuva. Essa capa era comprida, chegava até abaixo dos joelhos. Paulo sabia que naquele cárcere frio e úmido, e com a chegada do inverno, não poderia ficar sem esta capa.
2) - OS LIVROS.
O apóstolo Paulo era um homem de leitura, ele mesmo ordenou a Timóteo, dizendo: "PERSISTE EM LER" (1 Tm 4.13). A leitura nos esclarece, nos dá entendimento, lapida o nosso vocabulário, abre a nossa mente para ver as coisas melhor! Aqui os livros eram rolos de papiro que compunham uma pequena biblioteca ambulante que o apóstolo normalmente levava consigo. O papiro era um suporte de escrita feito de tiras de junco de papiro sobrepostas em camadas cruzadas. Era o papel do mundo antigo e era muito utilizado para registrar textos religiosos no Egito Antigo. O pergaminho era feito de peles de animais e era caro e demorado de fazer. Por isso, os livros de pergaminho eram especialmente valiosos. Paulo escreveu a Timóteo por volta de 65 EC, quando estava preso em Roma pela segunda vez. Ele provavelmente ansiava continuar a se fortalecer pelo estudo da Palavra de Deus. Quantos filhos de Deus são preguiçosos para ler sua Bíblia, quantos que estão na igreja há décadas, nunca leram a sua Bíblia completa, é lamentável isso! A PALAVRA DE DEUS É O NOSSO ALIMENTO!!!
3) - OS PERGAMINHOS.
É interessante que Paulo disse: "Principalmente" me traga os pergaminhos. Os pergaminhos eram rolos de pele de animais, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparados para nela se escrever. Eram um dos principais meios para registro da escrita no passado e eram utilizados em parte da Antiguidade e da Idade Média. O pedido indica que Paulo possuía uma certa quantidade de rolos, provavelmente cópias de livros do Velho Testamento. O pedido de Paulo a Timóteo também pode ser visto como uma expressão do seu profundo interesse pela Palavra de Deus. Que possamos imitar este grande apóstolo do Senhor! (1 Co 4.16; 11.1; Ef 5.1; Fl 3.17; 1 Ts 1.6; 2 Ts 3.7,9).
Amém Jesus.
1° de abril de 2025.
Autor Pr Marcelo Gonçalves.