VESTINDO A COURAÇA DA FÉ E DO AMOR.
"Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade, e tendo por capacete a esperança da salvação"
(1 Ts 5.8).
Não podemos vacilar, é necessário muita vigilância, pois estamos no campo de batalha. Nós somos do dia, ou seja, somos da luz, não somos das trevas. Temos de ser sóbrios em tudo e em todas as coisas em nossas vidas. Esta passagem da Bíblia enfatiza a importância da vigilância e da preparação espiritual para os crentes. Paulo usa a metáfora de um soldado romano para ilustrar essa ideia:
A COURAÇA DA FÉ E DO AMOR.
Qual era a utilidade da couraça? A couraça do soldado romano servia para proteger o peito e o tronco, especialmente o coração e outros órgãos vitais, de ferimentos durante a batalha. Era uma peça crucial da armadura, feita de metal ou couro com placas de metal, que ajudava a bloquear ou amortecer golpes de espadas, lanças e outras armas. A fé e o amor nos protegem de todas as setas de satanás, pois a fé agrada Deus (Hb 11.6), e o amor é mandamento do Senhor (Mc 12.29-31). Com esta couraça vencemos todo o mal, nada poderá nos deter!
Capacete da esperança da salvação:
O capacete protegia a cabeça, o centro do pensamento. A esperança da salvação, ou seja, a confiança na promessa da vida eterna com Cristo, protege a mente do crente de dúvidas e desesperança. Com este capacete as falsas doutrinas e os falsos profetas não nos enganarão! Há tantos crentes vacilantes que infelizmente não possuem este bendito capacete e são ludibriados pelo engano e pelas heresias (Ef 4.14). Quem tem o capacete da esperança da salvação jamais vive perambulando de igrejas em igrejas atrás de novidades e movimentos. Imitemos o nosso Deus que se revestiu de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça (Is 59.17a).
Amém Jesus.
13 de julho de 2025.
Autor Pr Marcelo Gonçalves.